Politicas de Estimulo da Oferta para Acelerar Potencial de Crescimento

by abelmateus001

Supply-side Policies for Increasing Growth Intervenção no Conselho da Industria Factory Merkel

Portugal está a sair do Programa de Ajustamento pelo que é fundamental reorientar a visão da Politica Economica de uma optica de curto para o longo prazo. Acabou a possibilidade de estimular apenas a Procura devido aos nossos elevados níveis de endividamento. A procura será estimulada pelo aumento da produção e criação de rendimento.

Por isso, é necessário que as políticas se virem para o estimulo à Oferta e crescimento da Produtividade Total dos Fatores. Entre os Países Desenvolvidos o fator Inovação contribui com cerca de um terço para o crescimento do PIB. Mas a política de Inovação não se reduz a financiar o I&D, mas é uma política mais vasta virada para a acumulação do “capital intangível” das empresas. Em Portugal o Estado já financia o I&D a níveis comparáveis à média europeia e temos um numero de investigadores per capita razoável, o problema é que temos o I&D mais ineficiente da Europa, se olharmos para os resultados na produtividade. É necessário uma nova estratégia de Inovação orientada para o desenvolvimento tecnológico a nível empresarial, maior entrosamento entre Universidades-Laboratórios e Empresas. É necessário criar centros de excelência de tecnologia e design a nível setorial-regional. Temos que reorientar os recursos do ensino superior para melhorar a sua performance e para darem uma resposta mais eficaz às necessidades da sociedade e economia. Temos que melhorar e estender o ensino dual e a aprendizagem.

Aqui ficam dois documentos sobre o tema. A nossa intervenção no Conselho da Industria de 2 de Fevereiro de 2015 e a apresentação de slides que a acompanha.Intervenção no Conselho da IndustriaSupply-side Policies for Increasing Growth